Postagem em destaque

Esperança em Deus Pastor :Ediglecio Lêla “E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança”. Salmos 39.7 -Introdução:   Um ...

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Maria ficou virgem para sempre?

 (Pastor: Ediglecio Lêla) 


Que Maria era virgem quando deu à luz ao nosso Senhor Jesus Cristo é um fato inegável da Bíblia. No entanto, que ela permaneceu virgem por toda sua vida, como alegado por certas denominações cristãs, é algo que acreditamos não ter nenhum apoio na Palavra de Deus. Para começar, vamos a Mateus 1:25. Ali lemos:
Mateus 1:25
“E [José] não a conheceu [Maria] ATÉ que deu à luz seu filho, oPRIMOGÊNITO; e pôs-lhe por nome Jesus”
A frase "e José não a conheceu [Maria]" se refere claramente às relações sexuais. Isso se torna muito claro, olhando para as ocorrências desta frase na Bíblia. Só para dar alguns exemplos:
Gênesis 4:1
"E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim"
Gênesis 4:17
"E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque"
1 Samuel 1:19-20
“e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e... Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel.”
Veja também Gênesis 4:25, Gênesis 38:26, Juízes 11:39, Juízes 19:25 e 1 Reis 1:4, para mais referências semelhantes na Bíblia. É claro que a partir dessas referências que quando a Palavra de Deus nos diz que José "não conheceu Maria até que deu à luz seu filho primogênito" significa que ele não teve relações sexuais com ela, ATÉ que ela deu à luz Jesus. A partir desta declaração, é claro que ele "conheceu" ela, ele teve tais relações com ela, APÓS o nascimento de Jesus. Maria, de fato, era virgem quando deu à luz Jesus. O nascimento de Jesus foi um nascimento virginal, o nascimento virginal sempre, o único nascimento virginal. Mas, a Escritura é clara em que depois disso, José "conheceu Maria", ou seja, ele teve relações sexuais com ela. Portanto Maria não ficou virgem a vida toda. Isso é anormal? A resposta é NÃO! José e Maria eram um casal casado e de acordo com a Palavra de Deus, o sexo é parte de um casamento (I Coríntios 7:1-5). O oposto, ou seja, se Maria, embora casada com um homem, permanecesse virgem por toda sua vida, como algumas denominações ensinam, seria anormal.
Além do referido, existem mais provas contra a tradição de Maria permanecer virgem para sempre. Assim, lendo novamente Mateus 1:25 vemos que Jesus é referido como filho PRIMOGÊNITO de Maria. Sendo o primogênito assume que você tem outros irmãos, entre os quais você é o primogênito. Se seus pais não têm qualquer outra criança, então você é o "filho único" e não o "filho primogênito". Por exemplo, Isaque era o único filho de Abraão e Sara. Quando Deus disse a Abraão para sacrificar Isaque, Ele lhe disse:
Gênesis 22:2
"Toma agora teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te a terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi."
Isaque é referido como filho único de Abraão. Imagine se em vez disso, Deus dissesse "leve o seu filho primogênito". Isso não seria correto, para se fazer alguém primogênito dentro de uma família, sempre se pressupõe que há um ou mais filhos nascidos depois dele.
Retornando a Jesus que era o primogênito, o primeiro filho, de Maria. Portanto, Maria teve, após o nascimento de Jesus, outras crianças, como um resultado de seu casamento com José. Na verdade, a Bíblia também nos diz os nomes dos filhos. Em Mateus 13:54-55 lemos:
"E, chegando à sua pátria [Jesus], ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs?"
A Palavra de Deus cita 4 nomes dos meio-irmãos de Jesus e também nos diz que ele tinha um número no plural de meio-irmãs. Que Jesus tinha irmãos é também evidente em Mateus 12:47:
Mateus 12:47
"E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te."
Para explicar o exposto acima, e para apoiar a doutrina de Maria permanecer virgem para sempre, algumas denominações têm surgido com a teoria de que as crianças nomeadas em Mateus 13:55 eram filhos de José de um casamento passado. Esta, porém, é nada mais do que uma suposição puramente não escritural. Se José já tivesse filhos e de fato muitos de um casamento passado por que isso não é mencionado na Palavra? Onde estavam essas crianças, quando ele foi com Maria para Belém? Onde eles estavam quando ele foi para o Egito com Jesus e Maria? A resposta é simplesmente em lugar nenhum. Estes não são filhos de José de outro casamento, mas seus filhos de seu casamento com Maria. E de novo: não há nada errado com isso! Ele era casado com uma mulher e depois que Jesus nasceu, fez uma família com ela! Onde está o errado com isso?
Para concluir: a doutrina segundo a qual Maria permaneceu virgem por toda a sua vida não tem nenhum fundamento na Palavra de Deus. Maria era de fato virgem quando deu a luz a Jesus, mas ela não ficou virgem por toda sua vida. Ela e José se casaram e depois do nascimento de Jesus, José "a conheceu" e ela lhe deu filhos. Há algo de errado com isso? NÃO. Isso tudo é natural. Deus criou o sexo e ter filhos para o casamento. Este é o Seu plano. Em contraste, uma Maria que ficaria virgem para sempre, embora ela fosse casada com um homem, seria completamente antinatural. Além disso, mostramos que, apesar de ser tradição muito forte apoiando a doutrina de Maria permanecer virgem para sempre, isso não é uma doutrina conhecida da Palavra de Deus. Ao invés, a Maria do Novo Testamento, é uma mulher muito piedosa que deu à luz (o único nascimento virginal) ao nosso Senhor Jesus Cristo e, posteriormente, fez uma família com José, seu esposo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário